fbpx

“Passivhaus” em Catalunha

Casas eficientes e naturais

Localização
Localização
 / Espanha
Ano
Ano
 / 2015
Design
Design
 / Guillermo Allegrini
Produto
Produto
 / Stonepanel® Multicolor
“Passivhaus” em Catalunha

Excelência energética, qualidade ambiental e respeito ao meio ambiente

 

 

 

Casa sustentável

No início de 2014, começa a aventura do arquiteto Guillermo Allegrini, quando recebe um telefonema de alguns clientes para construir uma casa em Cantonigròs, cidade do município de L’Esquirol, na província de Barcelona. Guillermo já havia começado no mundo da bioarquitetura e da habitação passiva certificada, o que o levou, contra todas as tendências atuais na Espanha, a despejar todo esse conhecimento no projeto e centralizá-lo em design e construção sustentável.

E é que o seu papel era não só desenhar o projeto, mas também as instalações, reuniões e detalhes de construção; acompanhamento de fabricação, montagem e acabamento. Além de colocar a mão na massa fazendo jogos construtivos, sempre com o apoio de uma equipe de profissionais que trabalharam em harmonia e com um objetivo claro: ver nascer e crescer esse projeto único e natural.

La Estrella dels Vents

Uma das principais premissas deste projeto foi a utilização de materiais naturais de construção, não apenas por respeito ao meio ambiente, mas também para demonstrar que casas de alto padrão podem ser feitas com o mais básico da natureza: pedra, madeira, terra e palha. ; sendo a norma PassivHaus a mais adequada ao projeto e tendo em conta as seguintes premissas, um design compacto com pouca pele exterior, orientação das janelas a sul, inexistência de pontes térmicas, hermeticidade e isolamento térmico e manutenção da ventilação mecânica permanente e natural cruzado no verão.

A casa chamada “La Estrella dels Vents” toma forma nos arredores dos Pré-Pirinéus, dando origem a uma casa de excelência energética, qualidade ambiental e uma consciência respeitosa do meio ambiente.

Uma fachada ventilada com painéis STONEPANEL®

Graças ao fato de Guillermo ser construtor, ele mesmo assumiu a experiência de montá-los por conta própria para ver as vantagens e os pontos-chave do STONEPANEL®. Sendo neste caso a sistematização das peças, os encontros nas arestas, e a rápida instalação, pois numa boa superfície é como colocar cerâmica, com talocha dentada e cola de cimento flexível para exteriores, pronto. Esteticamente é uma parede de pedra, com toda a força e robustez do material. Ecologicamente, é um material natural.

© Fotografias
 / Guillermo Allegrini
Produto
usado
Stonepanel® Multicolor
Stonepanel® Multicolor

Você precisa de aconselhamento com seu projeto?
Nós te ajudamos

+
Imagem
Peça um orzamento