Como o STONEPANEL® contribui para a certificação LEED de casas sustentáveis?

23 noviembre 2018

O sistema de painéis de pedra natural pré-montados STONEPANEL® pode contribuir com até 26 pontos para obter a certificação LEED (Leadership in Energy & Environmetal Design), um sistema de avaliação internacional para casas sustentáveis.

STONEPANEL® PODE CONTRIBUIR COM 26 PONTOS PARA O CERTIFICADO LEED

A certificação LEED concede até 110 pontos de acordo com as estratégias de construção sustentável utilizadas na casa avaliada. Dependendo do número de pontos obtidos, o projeto pode ter diferentes certificações. Do mais básico (Certificado LEED de 40 a 49 pontos) ao mais eficiente, LEED Platinum com 80 ou mais pontos, passando por intermediários como LEED Silver de 50 a 59 pontos ou LEED Gold, de 60 a 79 pontos.

STONEPANEL® é um sistema de painéis de pedra natural pré-montados que podem contribuir com até 26 pontos para a certificação LEED de uma casa sustentável. Ou seja, apenas usando o STONEPANEL® em um projeto, poderíamos obter um quarto dos pontos para nos qualificarmos para o nível mais alto desse tipo de avaliação. As categorias em que mais contribui são Energia e Atmosfera, Qualidade do ambiente interior, Materiais e recursos, bem como Obras Sustentáveis.

O STONEPANEL® foi desenvolvido pelo departamento de Inovação do GRUPO CUPA. Este sistema construtivo foi criado para tornar os produtos de pedra natural acessíveis para o revestimento de paredes e fachadas. O STONEPANEL® obteve os mais exigentes certificados europeus, que garantem a qualidade e durabilidade do painel nos ambientes climáticos mais severos, como o Avis Technique do CSTB na França, a Technical Approval do SINTEF na Noruega, o Agrément Certificate do BBA no Reino Unido ou o abZ do DIBt na Alemanha.

Proyecto de Stonepanel con sistema SATE de Thermochip

1. ENERGIA E ATMOSFERA

Esta categoria LEED avalia o consumo geral de energia do edifício. STONEPANEL® melhora a inércia térmica da casa, favorecendo a redução do consumo de energia em aquecimento e ar condicionado, bem como uma maior sensação de conforto térmico. De acordo com um estudo da Universidade de Tampere (Finlândia), é possível obter uma economia de 2 a 15% nos custos de aquecimento. Foi feito um relatório comparando casas com alta inércia térmica versus casas com baixa inércia térmica.

2. QUALIDADE DO AMBIENTE INTERIOR

O objetivo desta categoria LEED é reduzir as concentrações de contaminantes químicos que prejudicam a qualidade do ar, a saúde humana ou o meio ambiente. Abrange as emissões de compostos orgânicos voláteis para o ar interior a partir dos materiais utilizados no revestimento dos interiores das casas. O STONEPANEL® foi certificado de acordo com a norma EN ISO 16000 para ar interior, obtendo a melhor classificação possível: A+. Uma classificação que o coloca como um produto que não emite compostos orgânicos voláteis.

3. OBRAS SUSTENTÁVEIS

A categoria LEED de “Obras Sustentáveis” visa reduzir a diferença de temperatura entre diferentes áreas através de diferentes elementos arquitetônicos. A STONEPANEL® possui uma gama de painéis de pedra natural em tons claros que contribuem para reduzir o chamado “efeito ilha de calor”, especialmente no verão. Isto convida a uma maior sensação de conforto térmico nos espaços interiores e exteriores, evitando a destruição dos ecossistemas.

4. MATERIAIS E RECURSOS

O objetivo desta categoria LEED é incentivar o uso de materiais com menor impacto ambiental, econômico e social. Para isso, devem ser instalados produtos recicláveis ​​ou reutilizáveis, por exemplo. A contribuição do STONEPANEL® para esta categoria LEED é evidente: a pedra natural é 100% reciclada, ou seja, é proveniente de restos do processo de lapidação da pedra. Isso reduz os impactos da extração e processamento do produto, bem como a quantidade de resíduos gerados durante sua produção.

EM QUE CONSISTE A CERTIFICAÇÃO LEED?

Criada em 1993 pelo US Green Building Council dos Estados Unidos, a certificação LEED é um conjunto de normas e requisitos que atuam como um guia para o projeto de edifícios “verdes”. Um órgão independente –Green Building Certification Institute– concede uma pontuação que mede a sustentabilidade e a eficiência energética de casas novas e reformadas ou até mesmo de bairros inteiros.

A avaliação é realizada de acordo com um sistema de pontos que avalia um edifício de acordo com 6 critérios: sustentabilidade em materiais e recursos de construção, uso de água, eficiência energética, materiais utilizados, qualidade do ambiente interior e inovação no processo de design. A certificação LEED foi estendida a todo o mundo.

Necessita de mais informações? Visite STONEPANEL®!

Compartilhar artigo

Facebook Twitter Pinterest Linkedin Houzz

Você precisa de aconselhamento com seu projeto?
Nós te ajudamos

+
Imagem
Peça um orzamento