GLOSSÁRIO pedra natural

Tipos de pedra natural

As pedras naturais são rochas duras e compactas, que se extraem de uma pedreira e se utilizam habitualmente em projetos de construção e arquitetura. Apresentam uma grande resistência e durabilidade no tempo.

Arenito

Rocha sedimentar de cor variável, formada por fragmentos de quartzo durante muitos anos debaixo da superfície de oceanos, lagos e rios. Brilhante a acetinada, esta pedra natural pode ser cortada e polida para utilização em interiores e exteriores.

Calcário

Rocha sedimentar formada em águas marinhas quentes e pouco profundas. A sua textura contém fragmentos de fósseis e riscas de cor. Pode ser utilizada em revestimentos interiores e exteriores.

Quartzito

Rocha metamórfica formada exclusivamente por grãos de quartzo, de cor esbranquiçada. A sua dureza e resistência facilitam a utilização na arquitetura e na decoração.

Filito

Rocha metamórfica, entre a ardósia e o xisto. O seu brilho acetinado e a superfície ondulada tornam-no perfeito para projetos de decoração.

Gneisse

Rocha metamórfica de granulação grossa, composta pelos mesmos minerais que o granito (quartzo, feldspato e mica), mas com uma orientação definida em camadas alternadas de minerais claros e escuros. Tem uma utilização mais alargada em exteriores do que em interiores.

Granito

Rocha de natureza ígnea, compacta e dura, formada por quartzo, feldspato e mica. A sua aparência manchada e brilhante, assim como a dureza e durabilidade, fazem dela um material de construção e decoração.

Mármore

Rocha de origem metamórfica, constituída por calcita e dolomita. A sua textura compacta e cristalina, com veios de cores distintas, fazem desta uma pedra muito utilizada na construção e decoração.

Travertino

Rocha sedimentar porosa de cor creme, formada por depósitos de carbonato de cálcio, utilizada com frequência como pedra ornamental na construção, tanto no exterior como no interior.

Formatos

Bloco

Pedra ou bloco retangular, usado na construção de pavimentos. Os materiais mais utilizados para a sua construção são o granito e o basalto, pela sua resistência e dureza.

Mosaico

Laje ou mosaico de pedra natural manufaturada, de forma quadrada ou retangular, disponível em vários tamanhos, utilizado para pavimentos, para cobrir solos e paredes.

Opus incertum

Técnica de construção, que consiste em instalar pedra natural cortada de forma irregular e assente com uma junta de cimento. Adequado para pavimentos exteriores, sendo também possível a sua utilização em muros.

Opus romano

Técnica de construção, que consiste em instalar pedra natural cortada em formatos retangulares e quadrados, cujas peças seguem um padrão de colocação. Adequada para pavimentos exteriores.

Mesa

Peça de formato retangular, que se obtém mediante o corte do bloco com lâminas ou fios de diamante. As medidas comerciais variam de acordo com as características do material e a sua proveniência.

ACABAMENTOS

Picotado

Também conhecido como lavrado, obtém-se golpeando a pedra, de forma manual ou mecanicamente com a bujarda, um martelo dentado em aço. Cria rugosidades de tamanho variável, de acordo com o método utilizado, repartidas uniformemente sobre a superfície do material trabalhado.

Polimento

Obtido através de um processo de abrasão por máquinas de polimento ou polidoras de braço articulado, sem chegar a obter brilho. Pode aplicar-se em todas as pedras para conseguir uma superfície lisa, mate e um pouco escura.

Jateamento

Processo semelhante ao abujardado. O acabamento areado obtém-se disparando repetidamente areia de sílica contra o material, com uma pistola de ar. Cria rugosidades milimétricas pouco profundas, que fazem sobressair a cor da pedra.

Envelhecimento

Processo caracterizado pelo desgaste da superfície da pedra mediante vibração contínua. Embora existam diferentes métodos para obter este acabamento, todos produzem uma superfície claramente desgastada, que simula o passar do tempo sobre o material.

Escafilada

Realizado comferramentas tradicionais, fazendo saltar fragmentos de pedra mediante golpes controlados. Confere à pedra uma aparência rústica com relevos e irregularidades.

Flameado

Obtém-se mediante a aplicação direta da chama de um bico, ou similar, a altas temperaturas sobre a superfície da pedra. Produz uma rugosidade fina, de aspeto vitrificado e confere ao material a proteção para instalação no exterior.

Natural

Comercializa-se a pedra tal como é extraída da pedreira, depois de cortada no formato desejado. O aspeto final depende das características do material e da sua exploração.

Polimento

Tratamento mediante materiais abrasivos de granulometria cada vez mais fina. Consegue uma superfície brilhante, com porosidade quase nula, ao mesmo tempo que proporciona à pedra resistência ao ataque por agentes externos. Sobressai a cor e as propriedades da pedra. Não recomendado para pavimentos exteriores, devido ao risco de derrapagem.

Serrado

Produz-se ao “serrar” a pedra com um disco de dentes diamantados oulâminas de aço. Obtém-se uma superfície algo rugosa e áspera, com ligeiros sulcos e ondulações. Confere à pedra claridade e tonalidades mate.

Tamboreamento

Também designado acabamento tamboreado, trata-se de um processo de envelhecimento com determinadas características. O produto é introduzido numa máquina de vibração, com pedras de maior resistência, que desgastam completamente o mosaico. Produz pedras de aspeto desgastado em ambos os lados e nos cantos.

INSTALAÇÃO

Fachadas não ventiladas

O folheado de pedra natural é fixado ao muro, mediante um cimento-cola adequado ou âncoras mecânicas.

Fachadas ventiladas

Formadas por um revestimento flutuante, com uma câmara de ar e um isolamento térmico entre a pedra e o muro de suporte. Requerem uma estrutura, geralmente de madeira ou metálica, sobre a qual é colocada a pedra.

Junta de dilatação

Espaço que deverá deixar-se entre as uniões dos mosaicos, para permitir os movimentos normais da pedra natural com as variações de humidade e temperatura.

Pavimentos

Base horizontal de uma construção que cobre o solo, para que este seja firme e plano.

Revestimentos (Solo)

Revestimento de um piso com materiais como pedra natural. Quando se refere à circulação de veículos, recebe o nome de pavimento.